Quais são os tipos de meditação?

Existem vários tipos de meditação para iniciantes, e a maioria deles tem em comum os seguintes elementos: um espaço tranquilo , uma postura confortável, um foco de atenção e uma atitude aberta e livre de julgamentos, tanto para a prática quanto para si mesmo.


Todos eles fornecem benefícios semelhantes ; o mais importante é manter a consistência e desenvolver uma rotina .Por exemplo, traçar objetivos quanto ao número de meditações e suas durações.Comece com uma sessão de 5 minutos por dia e aumente gradualmente a duração e a frequência até se tornar um especialista na arte .

Então, em geral, esses são os tipos de meditação que existem e que você pode praticar:

  • Meditação mindfulness (ou atenção plena)
  • Meditação transcendental
  • Prática chinesa de qigong
  • Linhagens de yoga

Meditação mindfulness (ou atenção plena)

O praticante aumenta deliberadamente sua consciência do que está acontecendo no momento presente , prestando muita atenção aos pensamentos , sentimentos e sensações físicas e permitindo que existam sem julgamento. Dessa forma , o praticante amplia sua capacidade de observar a vida - incluindo situações difíceis ou dolorosas - com calma e aceitação.

Meditação transcendental

É um tipo de meditação com um mantra no qual você repete uma palavra, som ou frase calmante ( por exemplo, o iogue "om") para afastar pensamentos que distraem .Durante a meditação transcendental , a mente fica tão focada no mantra que todo o esforço é direcionado para a concentração, resultando em relaxamento profundo.

Prática chinesa de qigong

Fornece pistas visuais , como imaginar a luz viajando para uma parte específica do corpo e pode associar essas imagens aos movimentos correspondentes.

Linhagens de yoga

A maioria deles enfatiza os aspectos meditativos da prática , instruindo o iogue (praticante) a se concentrar na respiração e a conectar as posturas físicas com o fluxo de inspiração e expiração.Com base nos Yoga Sutras, o objetivo final da prática física é estar " contra a mente " para meditar sem distrações, conectando mente e corpo para obter o máximo benefício.

Recomendamos que você experimente todos esses tipos ou até os combine . _Dessa forma, você poderá encontrar o que funciona melhor para você .Mas não se preocupe , qualquer uma das práticas acima fornecerá os mesmos benefícios mencionados anteriormente .Então, uma vez que já se tem domínio das possibilidades e formas de meditar, é preciso partir para ação, com estratégias para garantir que você desfrute de todos os benefícios desta arte.