Mindfulness: A ciência da atenção plena

 

A pesquisa sugere que a atenção plena beneficia nossos corpos, não apenas nossas mentes.

O guia definitivo para a pesquisa sobre os efeitos da atenção plena e da meditação para nossa saúde, psique e qualidade de vida em geral.


O que é mindfulness

Wikipédia: O termo atenção plena (mindfulness, em inglês) designa um estado mental que se caracteriza pela autorregulação da atenção para a experiência presente, numa atitude aberta, de curiosidade, ampla e tolerante, dirigida a todos os fenômenos que se manifestam na mente consciente — ou seja, todo tipo de pensamentos, fantasias, recordações, sensações e emoções percebidas no campo de atenção são percebidas e aceitas como elas são. Enquanto que no Contexto budista carrega o significado de manter em mente a informação correta.

Leitura recomendada: Meditação para iniciantes 

O treinamento e aprendizado geralmente se dá através de técnicas de meditação e de outros exercícios afins, permitindo ao indivíduo uma ampla tomada de consciência de seus processos mentais e de suas ações.


Um olhar cuidadoso mostra que é preciso separar o conceito 'moderno' de atenção plena, usado na psicoterapia, do conceito de sati no budismo, já que o uso moderno do conceito se mostra uma deturpação que difere largamente do original.


Inscreva-se no canal → Live and Envolve 

As pessoas que praticam a atenção plena dizem que isso muda fundamentalmente a maneira como vivenciam a vida. 

Nos últimos 40 anos, os pesquisadores tentaram explicar isso em termos biológicos. Estudos revelam que a atenção plena pode reduzir a ansiedade e a depressão, estimular o sistema imunológico, ajudá-lo a controlar a dor, permitir que você se livre de hábitos e vícios prejudiciais à saúde, aliviar a insônia, reduzir a pressão alta e até mesmo alterar a estrutura e a função do cérebro de forma positiva. Maneiras - talvez em apenas 8 semanas de prática.  

capsulas cogumelos mágicos comprar

Os cientistas mais respeitados que estudam os efeitos das práticas de atenção plena enfatizam que a pesquisa está apenas no início em comparação com muitos outros campos. 

Levará anos e décadas até que haja estudos revisados ​​por pares suficientes com controles ativos e prazos longos para estabelecer evidências sólidas de benefícios. Dito isto, o campo está emergindo e a pesquisa parece promissora.  


A definição de atenção plena : atenção plena é a capacidade humana básica de estar totalmente presente, consciente de onde estamos e do que estamos fazendo, e não excessivamente reativo ou sobrecarregado com o que está acontecendo ao nosso redor.


A Definição de Meditação: Meditação é explorar, não apagar, o momento presente como ele é. Quando meditamos, nos aventuramos no funcionamento de nossas mentes: nossas sensações (o ar entrando e saindo do corpo ou um barulho flutuando na sala), nossas emoções (amo isso, odeio aquilo, desejo isso, detesto aquilo) e pensamentos (lembrei-me de enviar esse e-mail?).


A meditação da atenção plena nos pede para suspender o julgamento do funcionamento da mente e liberar nossa curiosidade natural sobre o que está acontecendo no momento, permitindo-nos estar com cada momento com calor e bondade, para nós mesmos e para os outros.


E embora isso possa parecer frívolo para alguns, ou até um pouco estranho, mas a pesquisa sugere que desenvolver essa capacidade humana de observar a nós mesmos e ao nosso redor sem julgamento e com compaixão tem efeitos profundos e nutritivos em nosso bem-estar que se espalham em nossas vidas diárias e comunidades. 

Link patrocinado: psilocybe cubensis 10g

Leitura recomenda: Alto cura reike em 7 passos 

Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais, faça a diferença influenciando as pessoas a buscarem o conhecimento através da leitura - Gratidão!